Vem aí mais um ano e com ele a indecisão de muita gente: Agenda ou Bullet Journal?!

Para quem não sabe o Bullet Journal consiste num caderno em branco onde nós planeamos a nossa vida como bem entendermos, ou seja, podemos fazer em modo de agenda, dividido por dias, semanas, meses; mas podemos fazer em modo de listas dividido por eventos ou tarefas por exemplo. Há várias maneiras de começar um caderno deste tipo e existem mil e uma formas de o decorar e organizar! As agendas já são mais do conhecimento geral, e costumam estar divididas por meses e com os dias todos numerados.

O problema que se coloca a muitas pessoas (e a mim também) é: se eu não tenho coisas para fazer TODOS os dias e em alguns tenho uma lista astronómica de afazeres será a agenda o mais indicado para mim?!

Com o Bullet Journal tens a liberdade TOTAL para fazeres o que quiseres e te organizares como quiseres, se no mês de janeiro quiseres controlar o que comes porque o natal se está a mostrar nas tuas calças então podes dedicar uma página inteira (ou mais) só para controlares esse aspecto da tua vida! Com uma agenda as coisas não são assim tão lineares, claro que podes usufruir da secção de notas que normalmente vem com as agendas mas mesmo assim ficas bem mais limitado ao que podes fazer!

Bullet Journal…

Normalmente começas com duas páginas de registos futuros em que tens os meses todos seguidos para poderes registar eventos que vás ter daqui a muito tempo e que não te queres esquecer! Depois dás asas à tua imaginação!! Podes organizar-te só em meses e no que tens para fazer em cada um, podes dedicar várias páginas a dias e não tens que desperdiçar papel! Se dia 1 tens muito que fazer e dia 2 vais ficar a dormir, então podes saltar logo para dia 3!  Podes fazer páginas completamente personalizadas e com registos de coisas que são importantes na tua vida e que normalmente não estão em agendas normais!

Problema: precisas de tempo e paciência para ficar tudo bonitinho como os exemplos destas imagens! Mas se não te importares com o aspecto podes simplesmente escrever e tens a tua vida facilitada!

 

Agenda…

Um grande ponto a favor é o facto de as agendas já estarem prontinhas a serem usadas! Tudo dividido por meses, semanas e dias! Se tiveres compromissos todos os dias com certeza que isto te vai facilitar a vida! Também consegues opções super bonitas e femininas que podes encontrar na net ou em papelarias! Obviamente que esta opção é mais cara mas não deixa de ser dinheiro bem gasto porque te organiza a vida sem teres que te esforçar!

 

Advertisements