Eu estou em época de exames e calculo que muitos de vocês também! Facilmente podemos perder-nos em tanta coisa que temos para fazer/estudar, e como tal, precisamos de nos organizar de uma maneira diferente só durante este tempo de loucura!!

Esqueçam as agendas e os bullet journals, que até podem ser bastante úteis mas nestas alturas quem tem tempo para ir lá ver TUDO o que há para fazer?! Por experiência própria descobri que é mais útil ter uma folha A4 presa no quadro de cortiça, na parede, ou até mesmo na secretária, com tudo o que temos para fazer lá escrito! O truque é organizarem o vosso tempo por cadeira/disciplina e por tópico de estudo! Como?!

1º Atribuam um código de cores – este código deve representar cada disciplina individualmente, para que quando olharem para o quadro vejam claramente quanto tempo têm destinado para cada exame!

2º Façam uma lista dos tópicos – cada exame tem uma lista de tópicos ou capítulos que vocês têm que saber, e nos quais vão ser avaliados! Há várias maneiras de saberem quais estes tópicos: através dos títulos das aulas, dos títulos do livro de referência ou através de uma lista que o professor tenha fornecido.

3º Atribuem diferentes prioridades a cada exame – o exame mais prioritário há-de ser o da cadeira mais difícil e/ou a que tiveram pior nota, enquanto que o exame menos prioritário será o da cadeira mais fácil e/ou a que tiveram melhor nota.

4º Primeiro preenchem o calendário mensal – apontam logo os exames com as cores respectivas e arranjam uma maneira de evidenciar esse dia (pintando o quadrado todo com essa cor p.ex.)! Consoante as prioridades vão atribuir os diferentes dias que restam aos diferentes exames que têm para estudar! Tenham em atenção que a véspera de um exame deve ser reservada unicamente para estudar para esse mesmo exame, e que não devem pôr mais do que 2 disciplinas para estudarem por dia porque muito provavelmente não o irão fazer! Também não se esqueçam que convém dedicarem no mínimo 4 dias de estudo para cada exame! E sim eu sei que isto é tudo muito bonito muito bonito, mas nem sempre é fazível!!

5º Altura do calendário semanal – este calendário deverá ser muito mais detalhado, onde irão dividir as diferentes horas de estudo pelos diferentes tópicos, ou então simplesmente fazem uma lista de pontos dos tópicos que têm que ser estudados até ao fim desse dia!! Se conseguirem ultrapassar o objectivo, e ainda têm tempo de sobra, não passem já para a próxima matéria, tentem estudar esse tópico outra vez para o saberem o melhor possível!!

Se fizerem isto tudo e seguirem à risca vão ver que a vossa vida fica mais facilitada!! Mas não se esqueçam de:

  • serem realistas e não meterem um livro de 1000 páginas para estudarem num só dia!
  • não fazer um plano com mais de 12h de estudo porque o mais provável é ficarem tão cansados que não entra nada!
  • fazer pausas (pequenas) entre cada tópico!

Para vos ajudar fiz os dois calendários e vocês só têm que os imprimir!! Não os numerei nem escrevi os meses porque podem querer usá-los mais tarde!

Espero que as minhas dicas vos tenham ajudado!!

Template para download: study-planner

Advertisements